terça-feira, 8 de outubro de 2013

A vez das verduras e legumes!!!!!!!





Depois de passar cinco dias intermináveis sem comer uma folha de alface, chegou agora a fase mais colorida desta dieta!!!!!
Eu adorei!!!!
Nesta fase, passamos a comer verduras e legumes em dias intercalados com proteínas puras.
Quando procuramos nos livros combinações de carne e saladas e ou legumes quentes, geralmente encontramos receitas que dispendem de algum tempo de preparo, ou de algum ingrediente que nunca temos em nossa dispensa.
Somos um casal que gosta da cozinha, mas também gostamos da praticidade, pois durante a semana não temos tempo de preparar receitas muito elaboradas.
Fiquei nesta estapa durante um mês e perdi no total 6,5 kgs. Meu marido ficou o mesmo tempo e perdeu 8,5 kgs no total.
Continuamos a comer as mesmas coisas que comíamos na primeira etapa nos dias de proteína pura, sempre respeitanto a quinta protéica, que faz uma diferença enorme, quando achamos que passamos da conta. Se no intervalo dos dias, a quinta protéica vier após um dia de proteina pura, fizemos 3 dias seguidos de proteínas, sem verduras, já que na outra semana tudo se alinha novamente. Então normalmente teremos uma semana com três dias de proteínas sem verduras, no caso quarta, quinta e sexta feira, mas na outra semana, somente na quinta-feira.
Ja falei anteriormente da importância de planejar um cardápio, ainda mais agora em que podemos comer quase todos os vegetais que gostamos.
Para preparar os vegetais de maneira em que eles permaneçam com suas propriedades e seu sabor natural, comprei um "steamer de bambu", aquelas cestinhas que se coloca sobre uma panela para cozinhar tudo no vapor.
Vou passar algumas dicas de acompanhamentos simples e saborosos para alegrar os dias em que podemos comer verduras. O segredo é juntar o que a gente gosta de comer de uma forma simples, para aproveitar o sabor de cada alimento.

Salada de folhas verdes, com tomate, ovos de codorna. Pode-se temperar com um pouco de sal, vinagre e uma colherinha de azeite.

Legumes como brócolis, couve flor, cogumelos frescos são ótimos quando preparados no vapor. Coloco o steamer com os legumes sobre a panela de água fervendo, espero uns cinco minutos e pronto!!!

Salada de repolho com salsinha, pedacinhos de pimenta vermelha, temperados com raspas de limão siciliano, sal, um pouquinho de azeite e suco de limão.

Gosto também de juntar os legumes junto com a carne, ou frango, que faço assados. Pego pimentões coloridos, cebola, tomate e coloco junto enquanto a carne esta assando, fica uma delícia.

As conservas também são ótimas aliadas para a falta de tempo para o preparo, mas o ideal é mistura-las com folhas frescas.

Uma boa opção para uma janta leve é juntar algumas folhas de alface, fatias de salmão defumado, queijo minas, tomates cereja.

Cenoura e beterraba raladas tambem sao permitidas e dão um colorido todo especial a refeição.

A lasanha de beringela ou abobrinha, é uma boa opção para o fim de semana. Leva um pouco mais de tempo para fazer, mas vale a pena, parece uma refeição de luxo!!!!!

Em algumas preparações uso queijo, requeijão ou creme de leite light. è permitido em pequenas quantidades.

Permanecemos nesta etapa até chegar ao peso que gostaríamos de ter quando começamos esta aventura!!!!!





sábado, 5 de outubro de 2013

O almoço e a janta de proteínas puras....

Como já disse, a primeira fase desta dieta nescessita de criatividade, ou comeremos a mesma coisa todos os 5 dias...
Uma coisa interessante é a quantidade que se pode comer, pois pode-se abusar da carne.
O ovo também vai de acompanhamento no almoço e na janta. Outra parceira maravilhosa desta fase é a panqueca de aveia. Podemos deixar de consumir a aveia no café da manhã para fazer uma panqueca e saborear  com um hambúrguer, ou até em sanduíche quando a preguiça bate e nao estamos com vontade de fazer uma carne.
Não podemos esquecer que todas as carnes, ovos, peixes, devem ser feitos sem manteiga, ou óleo. Mesmo com a ajuda das frigideiras e panelas antiaderentes, as vezes a comida resolve grudar no fundo, o que muitas vezes faz com que a gente nao abra mão de um pouco de gordura.
Em minhas idas ao supermercado descobri um produto maravilhoso que ajuda muito nesta dieta em que as gorduras devem ser quase inexistentes. Um papel antiaderente para cozinhar, que não é papel manteiga!!! Chama-se "DOVER". Ele é muuuuuiiiiito bom, pois podemos fazer carnes, frango, peixe, sobre ele e nada gruda, sem contar que não suja a frigideira, ou o fogão. Ele tem um lado que é mais sedoso, este lado coloca-se para cima, sobre a frigideira e coloca-se a carne sobre ele. Fica igual, como se a gente fizesse na manteiga, ou no óleo.





Uso também o preparado da maggi e da knor, chamado "Meu frango assado", pois tem zero de gorduras, é simples, fácil e também não dá muita sujeira...

 



Uma coisa interessante, que gostamos de fazer é uma programação do que vamos cozinhar durante a semana, pois isso facilita a ida ao supermercado, ou ao açougue.
Mesmo que esta fase dure somente 5 dias, no máximo, achei ela muito importante, pois na proxima teremos vários dias de proteínas puras...

Dicas para o almoço e janta nesta fase de ataque

Medalhões de filé, acompanhados por ovos mexidos

File de frango com omelete

Hambúrger de carne magra com ovo"frito"

Sanduíche de panqueca de aveia com presunto magro e ovo cozido

Picanha grelhada

Filé de peixe, camarão e lula

Peito de frango e sobrecoxas assados, sem pele

Picadinho de filé com ovos de codorna

Omelete com presunto e queijo minas picadinhos e panqueca de aveia


Com este cardápio simples e fácil de fazer, perdemos 6 kgs juntos, foi muito legal, ver o resultado!!
Com isto, a próxima fase fica muito fácil de encarar, pois passamos a consumir verduras, o que deu uma cara nova para todos os pratos!!!!!

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

O que comer na primeira fase??????

Dispensa organizada, agora é só encarar a cozinha, com bastante vontade e um pouco de imaginação, pois nesta primeira semana o cardápio não é muito variado.
Passamos 5 dias nesta fase de ataque, pois meu marido queria perder mais de 10 kgs e eu tinha planejado de perder uns 6 kgs.
Resolvi encarar os 5 dias, para dar aquele apoio que todas as pessoas que decidem perder peso precisam.
Afinal, fazer dieta sozinho não é nada fácil!!!!!


Algumas dicas para o café da manhã:

1 xícara de bebida quente, pode ser chá ou café puro, ou com leite desnatado
1 ovo cozido
1 colher e meia de farelo de aveia com iogurte zero

ou

1 xícara de bebida quente, pode ser chá ou café puro, ou com leite desnatado
2 fatias de presunto magro cozido
1 colher e meia de farelo de aveia com iogurte zero

ou

1 xícara de bebida quente, pode ser chá ou café puro, ou com leite desnatado
1 panqueca de farelo de aveia com requeijão light 
2 fatias de queijo minas frescal light
ou

1 xícara de bebida quente, pode ser chá ou café puro, ou com leite desnatado
ovos mexidos
1 colher e meia de farelo de aveia com iogurte zero

ou

1 xícara de bebida quente, pode ser chá ou café puro, ou com leite desnatado
1 omelete de 1 ovo com presunto picadinho
1 colher e meia de farelo de aveia com iogurte zero

Como não gosto de iogurte natural, o iogurte que consumi no café da manhã foi o iogurte líquido, desnatado, com sabor de frutas, ou mel, tentava achar os menos calóricos e com gordura zero.
Normalmente comíamos torradas no café da manhã, e imaginei que ficaria com muita fome quando abolisse o pão desta refeição tão importante, mas isso não acontece, pois o farelo de aveia te dá uma sensação de saciedade enorme e se realmente precisar de um pedacinho de pão, a panqueca é um ótimo recurso, pois é gostosa e rapidinha de fazer.



RECEITA DA PANQUECA DE FARELO DE AVEIA

1 COLHER E MEIA DE FARELO DE AVEIA
1 COLHER DE FARELO DE TRIGO
1 OVO
1 COLHER DE SOPA DE REQUEIJÃO LIGHT

MISTURE TODOS OS INGREDIENTES E BATA COM UM BATEDOR DE ARAME, DEPOIS COZINHE TUDO NUMA FRIGIDEIRA ANTIADERENTE.






BOM APETITE!!!!!



A Renovação da dispensa!!!!!

Depois de tomada a decisão de encararmos este desafio, precisei renovar o conteúdo da minha dispensa. Continuei a ler os livros sobre esta dieta, sites, blogs para saber o que comprar, por onde começar.
Para nós, gaúchos, esta dieta, baseada no grande consumo de proteínas não é difícil, pois somos grandes consumidores de carne, então, a fase de ataque seria relativamente fácil.
O que me deixava preocupada era não poder comer verduras e frutas nesta primeira semana.
A maior novidade para mim era o consumo do principal ingrediente desta nova fase: "A AVEIA", ou melhor, "O FARELO DE AVEIA".
Outro ingrediente indispensável para o sucesso desta fase é o iogurte zero gordura. Não só o iogurte, mas o leite, o requeijão, o queijo.....
Porém,  nesta dieta, tenho certeza de que o item mais consumido da lista toda do supermercado foi o iogurte.
A ida ao supermercado ficou mais demorada e mais interessante, pois passei a ler os rótulos dos alimentos, porque devemos dar preferência a tudo o que é zero gordura.
Foi bem complicado, pois temos muitas coisas light, com gordura reduzida, mas zero, quase nada.
Por último, para completar nossas refeições nesta primeira fase, temos o ovo!!!!!!
Feito de todas as formas: cozido, mexido, omelete, até mesmo frito ( desde que seja frito em gotas d'água).
Chegávamos a comer de 3 a 4 ovos por dia, cada um!!!!






quarta-feira, 2 de outubro de 2013

O DESAFIO !!!!

Somos um casal que adora cozinhar!!!! Temos prazer em planejar refeições; desde um simples sanduíche até uma refeição mais elaborada. O problema é que com o passar do tempo, começamos a ganhar alguns quilos e alguns centímetros a mais!!!! Precisávamos encontrar  alguma maneira de continuar cozinhando, porém de maneira mais saudável, menos calórica....Tentamos reduzir as jantas, comer mais legumes e verduras, o que funcionava por um certo tempo. Mas como não tínhamos resultados rápidos, acabávamos frustrados e por fim desistindo..... 
Este ano, decidi que estava na hora, precisávamos emagrecer de alguma forma e de preferência de forma definitiva....
Foi quando conhecemos a Dieta Dukan. 
Comprei o livro e passei um dia todo analisando a proposta desta dieta, que parecia mais uma fadada a não dar certo.....
Meu marido e eu sentamos então e resolvemos juntos encarar este desafio, mas com uma condição: não desistir!!!!!